Blog | Tendências e oportunidades de logística para 2021

21 de janeiro de 2021

O ano de 2020 trouxe sua cota de altos e baixos na indústria de logística e transporte. Com a maior parte da indústria esperando uma trégua e uma boa virada de chave em 2021, é de se esperar expectativas altas para  este ano. Para ter sucesso, as empresas de logística e transporte precisarão abraçar a tecnologia e a automação, enquanto continuam a se concentrar no que os clientes esperam.

Por outro lado, as empresas que prestam bens e serviços essenciais (principalmente a rede alimentícia e de saúde) tiveram que garantir o fornecimento sem pausa de seus produtos em um momento de aumento da demanda e restrições de todos os tipos. Houve também uma explosão na logística do e-commerce porque, durante os meses de confinamento, a internet se mostrou um canal de compras seguro e eficaz. Dados recentes mostram que as compras on-line foram fonte de superfaturamento para diversos setores.

Tudo isso contribuiu para acelerar ainda mais a transformação digital da logística. Muitas empresas recorrem à tecnologia e aos armazéns automáticos com o objetivo de simplificar e otimizar suas operações e, assim, prestar um serviço mais eficiente aos clientes. Outras também recorrem à ajuda de empresas parceiras na gestão de serviços, assim tendo mais tempo para focar em sua atividade-fim.

Embora a pandemia tenha surtido de efeito impactante na economia e na sociedade, também podemos considerá-la uma oportunidade para as empresas modernizarem sua logística. Abaixo, listamos algumas das tendências do setor que devem ganhar um papel importante em 2021:

Eficiências aumentadas

Para que as cadeias de suprimentos funcionem de maneira ideal, é necessário haver flexibilidade e responsabilidade em todas elas. As empresas que mudaram dos métodos mais tradicionais, não tecnológicos, para aqueles que aumentam a visibilidade, desfrutaram de cadeias de suprimentos mais eficientes. A flexibilidade na cadeia de suprimentos pode ajudar a diminuir a chance de interrupção, pois os gerentes da cadeia de suprimentos são capazes de identificar problemas potenciais com antecedência. As cinco tendências a seguir para 2021 têm como objetivo aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento:

Inteligência artificial

A automação na indústria tem sido uma tendência nos últimos anos, mas esperamos ver muito mais sendo usada no próximo ano. Um número crescente de empresas está usando automação e inteligência artificial (IA) para agilizar suas cadeias de suprimentos. Em um estudo do Gartner, 37 por cento das organizações implementaram IA até o final de 2019 e, em 2020, estamos vendo melhorias em sua cadeia de suprimentos e produtividade. A IA pode ajudar a tornar as cadeias de suprimentos mais eficientes e confiáveis ​​com gerenciamento de estoque e seleção de fornecedores.

Blockchain

Os clientes esperam que os pacotes cheguem rapidamente - às vezes em um dia. No entanto, isso pode ser difícil de conseguir. Em um esforço para aumentar a visibilidade em toda a cadeia de abastecimento, o blockchain será adotado por mais empresas. O Blockchain, que distribui dados digitais com segurança, substituirá os métodos de comunicação desatualizados até que se tornem obsoletos. A tendência para o próximo ano indica que mais empresas usarão o blockchain para colaborar com companhias marítimas e fornecedores para usar dados armazenados em um único local e, assim, se tornarem mais transparentes para fornecer grande visibilidade aos seus usuários finais. Ao mesmo tempo, o blockchain é econômico e rápido.

Remessa de produtos refrigerados

As transportadoras estão se preparando para atender à demanda global por produtos refrigerados, incluindo alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos. Uma mudança na compra do consumidor, como a demanda por produtos alimentícios não locais, significa que os transportadores precisam despachar mais mercadorias que precisam de refrigeração. A pesquisa indica que os contêineres de transporte refrigerados terão um crescimento rápido nos próximos dois anos. Além disso, a distribuição global da vacina COVID-19 exigirá um planejamento logístico como nunca antes devido aos requisitos de temperatura. As companhias de navegação precisarão expandir suas frotas de caminhões e contêineres, bem como armazéns climatizados.

Logística “Verde”

Uma tendência futura na cadeia de suprimentos é o advento da logística verde. Embora se tornar mais ecológico beneficie o meio ambiente, também é econômico e pode aumentar a fidelidade do cliente. De acordo com a Harvard Business Review, os negócios focados na sustentabilidade crescem 5,6 vezes mais rápido do que aqueles que não o fazem. Conscientizar-se sobre o uso de combustível, consolidar remessas e embalagens é uma forma de as empresas de logística se tornarem ecológicas e reduzir custos. Mais negócios de logística levarão a sustentabilidade em consideração ao tomar decisões.

Serviços Omnichannel

Os clientes de hoje desejam flexibilidade em seus pedidos. As empresas que podem fornecer uma experiência omnicanal serão capazes de melhor satisfazer seus clientes. Quer os clientes estejam comprando online ou na loja real, eles desejam opções. Opções de entrega, opções de retirada na loja ou na calçada ou em outro local estão se tornando parte dos negócios. A abordagem omnicanal oferece uma experiência personalizada para os clientes à medida que os esforços de marketing, vendas e logística combinam. A logística e as cadeias de suprimentos são responsáveis ​​pelo atendimento consistente dos pedidos que venham de qualquer um dos canais.

Em 2021, as empresas de logística e transporte precisarão se tornar mais eficientes, sustentáveis ​​e centradas no cliente. Essas tendências continuarão ao longo do ano, à medida que o setor de logística busca atender à demanda regular, além de qualquer demanda adicional gerada pela distribuição da vacina, principalmente no primeiro semestre do ano.

Leia também: ‘Operador logístico: funções e vantagens ao trabalhar com um

Bônus? Soluções logísticas com a Renaux!

A Renaux Service oferece aos seus clientes qualidade, segurança e rapidez no transporte de cargas e encomendas. Nossos parceiros podem nos delegar a gestão logística parcial ou integralmente, que nós atuaremos com prontidão para alcançar e maximizar os resultados almejados. Com este modelo de trabalho a empresa, o cliente e seus profissionais podem desenvolver sua atividade-fim, mantendo o foco no negócio. Você pode conferir todos os serviços oferecidos por nós através da nossa página de soluções.

Se ainda restar alguma dúvida sobre o assunto, ou mesmo se surgir interesse no serviço, não hesite em contactar a Renaux Service! Na nossa aba ‘Contato’, temos um breve formulário, e após preenchê-lo, um de nossos atendentes irá lhe retornar o mais breve possível. Basta preencher com nome, e-mail e telefone.

Voltar