Blog | Relacionar e comunicar, como potencializar a operações logísticas com esses dois pontos?

14 de abril de 2021

A base de toda operação, seja ela logística ou não, dentro de uma empresa, precisa ter como norte uma boa comunicação. Principalmente entre setores da empresa, clientes e funcionários. Dessa forma é possível gerir bons relacionamentos e colher resultados que visam o crescimento e excelente engajamento dentro e fora da empresa sobre o seu serviço ou produto. 

 

Neste artigo, vamos entender bem como relacionar e comunicar potencializam as operações logísticas. 

 

Operações logísticas + Comunicação e Relacionamento 

 

O intuito das operações logísticas são o acompanhamento e otimização de processos dentro de uma indústria ou empresa, passando desde a organização e controle das matérias-primas até o produto final ofertado. Aliás, as operações logísticas envolvem também o relacionamento com parceiros, fornecedores, funcionários e clientes. 

 

Por exemplo, se tantas informações passam dentro dos setores logísticos, é preciso dar conta de que todo esse trabalho seja compreensível para quaisquer funcionários que precisem dele para operar soluções. E, também, de modo centrado, é preciso entender o cliente e suas preocupações para melhor efetivar suas atividades. 

 

Potencializar as soluções com a comunicação deve fazer parte da estratégia logística de toda empresa. Vale ressaltar que o objetivo dessas atividades abarca também a consolidação dos objetivos traçados pela empresa e a forma com que ela atua em busca deles.

 

Então quanto mais sólida e objetiva for a comunicação, com maior facilidade e grande eficiência será possível dar conta do planejamento traçado dentro da empresa. Invista na comunicação sobre missão, visão e valor, mas saindo um pouco do tradicional, opte por comunicar isso para além de panfletos ou banners dentro da empresa, ou em sites, convide seus funcionários e colaboradores a entender na prática como tudo aquilo se aplica no desenvolvimento da empresa.

 

Principalmente porque na atualidade a experiência com o serviço ou produto ganharam mais espaço com as redes sociais, ou seja, o contato com o que você oferta ganha mais um ponto para ser analisado e entendido pelo cliente como fundamental na construção da sua identidade. 

Bem, vamos listar agora as preocupações que são necessárias para estruturar uma boa comunicação, conjuntamente a possíveis soluções: 

 

1- Se preocupe com a comunicação interna 

 

 

Os funcionários precisam estar cientes do papel  que lhes cabe e qual o objetivo de suas produções, assim, sua tomada de decisão será feita com maior responsabilidade e agilidade. Contribua para essa comunicação, principalmente entre setores que precisam essencialmente uns dos outros, gerando uma maior sinergia dentro da produção. 

 

Como fazer isso? Através de palestras, iniciação dos funcionários visando melhores adaptações. Cartilhas e informativos digitais também podem ser utilizados para estabelecer de forma sólida vínculos entre os funcionários e a empresa e aproveitar o espaço virtual. 

 

Planejar a conexão entre os grupos garante melhorias no relacionamento e resultado final  de seu serviço. Afinal, a motivação é importante para garantir a produção hábil. 

 

2- Presença digital? 

 

Ser encontrado é um grande desafio, mesmo que seu produto seja acessível ao seu público, às vezes a falta de comunicação impede que ações efetivas sejam tomadas em relação ao que você propõe. 

Invista em manter a presença de seu negócio online e busque sempre ser transparente na sua comunicação. Assim é possível ser percebido para além daquilo que é oferecido, promovendo novas experiências para seus consumidores que sem dúvidas criaram laços. Aqui na Renaux, valorizamos esse tipo de conduta e atestamos o sucesso obtido através da comunicação efetiva e soluções por meio da logística Indoor. 

 

Leitura complementar: Tendências e oportunidades de logística para 2021| O que são soluções de Logística Indoor?

 

Busque, também, aplicar personalização dentro desse contato, oferecendo além de soluções uma experiência.  

 

3- Comunicação entre parceiros; 

 

Todos que fazem parte de sua jornada precisam ser saudados de forma respeitosa e honrosa, afinal, eles são a chave de sucesso do seu empreendimento. Busque comunicar isso sempre que possível e, porque não fazer isso utilizando recursos digitais? Além de demonstrar para seus clientes o seu empenho comprova sua experiência e atitude. 

 

Os meios digitais são grandes aliados no processo de comunicação e construção de relacionamento. Uma dica é se atentar ao feedback. Incentive essa atividade dentro e fora da empresa, só assim será possível potencializar o serviço oferecido da melhor maneira possível. 

 

Agora que você se familiarizou com a importância da comunicação e do relacionamento e como eles são fundamentais na organização logística da sua empresa, quero te convidar a acessar nosso E-book gratuito e completo sobre logística. E enquanto você aguarda o download desse conteúdo confira mais sobre Logística Indoor e acesse mais informações sobre logística em nosso blog.

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