Blog | Cultura organizacional, o que é e como obter bons resultados com ela?

16 de abril de 2021

Cultura empresarial e corporativa ou cultura organizacional são possíveis nomes para designar o conceito de estruturação adotado pela instituição quanto aos seus negócios e principalmente a comunicação entre clientes e parceiros. Faz parte desse modelo de conduta, os comportamentos adotados dentro da empresa, a política, e também os hábitos profissionais executados.  

Mas antes de entender como atingir bons resultados com a cultura organizacional é preciso destrinchar  mais o seu conceito e aplicações práticas. Vejamos isto a seguir. 

Cultura organizacional: como funciona? 

Sua atuação estratégica busca consolidar a comunicação, o entendimento e as práticas comuns dentro da instituição. Visando fomentar a sinergia entre os grupos internos e externos da empresa, a cultura organizacional transmite a mensagem dos objetivos, posicionamento e diferenciais existentes na empresa.

Tudo aquilo que forma a essência da corporação é levado em conta durante a estruturação de sua cultura. Por exemplo, as práticas ambientais adotadas dentro de determinada empresa fazem parte da cultura presente e repercutem durante suas ações. Então leve em conta suas ações e os impactos que elas desencadeiam e se correspondem ao que sua empresa espera que ocorra. 

Por isso a prática cultural precisa ser condizente com o que prega a empresa e suas atividades, a fim de evitar conflitos desnecessários na percepção comum sobre ela. 

Embora seja desafiador tirar do papel e executar a cultura organizacional, vamos conhecer os principais pontos que encaminham a atividade:

- As convicções da empresa; essa definição é construída a partir da convivência entre os grupos que operam a empresa

- Os Valores Organizacionais, são responsáveis por escalar e definir as prioridades da instituição

- Hábitos;  são finalmente a materialização daquilo pregado nos dois itens anteriores, ou seja, aqui temos contato com a prática e se bem estruturada é sinal de que a cultura organizacional foi firmada.

- Cerimonias e atividades;  dizem respeito a tudo que envolve o desenvolvimento dos profissionais da empresa.

Definidos os pontos principais é preciso dedicar o olhar para a empresa, não faz sentido aplicar aqui uma cultura que não reflete os interesses e preocupações da instituição. E lembre-se a cultura organizacional, mesmo quando ainda não foi definida se expressa de forma espontânea, é necessário apenas guiar e compreender se ela cumpre o papel de representar a corporação. E também se condiz com as condutas exercidas por seus funcionários.

Como obter bons resultados? 

Depois de entender sua importância e os caminhos necessários para organizar a cultura organizacional da sua instituição, vamos descobrir os bons resultados oferecidos por essas práticas. 

- Desenvolvimento do capital humano; a motivação promove o crescimento. Assim é possível atingir maiores progressos na produção. 

- Atração e retenção de talentos; quando a cultura está bem estabelecida isso se torna perceptível dentro e fora da empresa que passa a atrair profissionais com forte identificação cultural com a empresa.

A significativa pesquisa realizada pela "Academy of  Management Journal” (Jornal Acadêmico) identificou em um estudo publicado como: Organizational Culture and Employee Retention (Cultura organizacional e retenção de funcionários), que quando adaptadas a cultura da empresa os talentos passavam, em média, 13 meses a mais em seus cargos. 

- Autogerenciamento e agilidade em processos; aqui é possível perceber o destaque que a simplicidade na comunicação pode promover. Quando instruídos objetivamente sobre suas funções e os resultados que precisam ser produzidos através dessas ações, os funcionários conseguem tomar decisões mais rapidamente.

- Melhore o espaço de trabalho; a organização cultural também opera melhorias nesse quesito, seja encorajando seus colaboradores ou, e principalmente, fortalecendo o compromisso entre todos. 

Seguindo as orientações anteriores e compreendendo os resultados é possível iniciar no desenvolvimento da cultura organizacional de sua empresa. 

E para que isso seja feito de forma efetiva, se atente também a questões de contratação de funcionários. Em nosso blog você encontra tudo que precisa saber sobre. Não hesite em entrar em contato com a Renaux para esclarecer eventuais dúvidas. Estamos aqui, esperando por você!

Voltar