Blog | Gestão de dados: a inovação para área de transporte

23 de junho de 2021

O gerenciamento de dados é fundamental para diversos segmentos, em especial para o setor de transporte. 

Isso porque a otimização proveniente dos dados é fundamental para encaminhar as empresas no processo de inovação. Com tantas pessoas utilizando os meios digitais para realizar suas atividades, é mais que necessário para a empresa, buscar se adaptar para oferecer um serviço adequado e mais tecnológico. 

Adiante, entenderemos como os dados oferecem maiores inovações para a área de transporte.

Leituras recomendadas: Entenda os benefícios da automação logística  Logística: O que é TMS, ERP e WMS? 

Gerenciamento de dados. Como fazer? O que esperar? 

A atividade de gerenciamento de dados é estratégica. Envolvendo coleta, controle e armazenamento de informações obtidas para operar mudanças lógicas e efetivas. 

Com o intuito de  desempenhar essa ação é importante estar munido de tecnologia para a organização de dados. Também é fundamental providenciar debates com as equipes e organizar relatórios ou listas que vão desde os objetivos de seu gerenciamento de informações até os dados obtidos com eles. Assim é possível traçar metas e obter maior eficiência. 

Ainda para complementar a tarefa de gerenciamento de informações, é importante monitorar com rigor os resultados obtidos e sempre atualizar de forma planejada as ações a serem tomadas. 

Pode ser útil entender mais sobre a construção de relatórios eficientes. Confira o texto a seguir: 

Blog | A importância dos relatórios para gerenciar as instalações 

Vale ressaltar que os dados estão presentes em todas as atividades realizadas dentro de uma empresa, ou seja, seu controle é de responsabilidade de várias áreas. Por isso é importante proteger e organizar as informações coletadas. Bem como prezar por uma comunicação interna assertiva.  

Leitura complementar: Relacionar e comunicar, como potencializar a operações logísticas com esses dois pontos? 

Os resultados dessas aplicações são; maiores controles (produção e despacho, no caso do transporte) e menor desperdício na prestação de serviço, aliados à satisfação do cliente, sendo um dos principais afetados por essa mudança positiva no manuseio de dados. Bem como a empresa, que consegue se dedicar concretamente  aos seus investimentos. 

Outros benefícios que são possíveis de obter com a administração dos dados para as empresas são: 

— Especialização; com  o controle dos dados e o bom emprego de atitudes relacionadas a eles, é possível estabelecer um aprofundamento no controle deles e na produção de resultados. 

— Aumento na produtividade; com maior planejamento e estratégia é possível avançar de forma satisfatória com o serviço prestado 

— Redução de erros humanos; combinando a tecnologia para gerenciamento de dados é possível prever cenários e provocar mudanças mais objetivas. 

Aplicados ao transporte, o gerenciamento de dados oferece também mais segurança para os trabalhadores e produtos que precisam viajar para chegar até o seu cliente. 

Outros resultados positivos que se pode mensurar através do gerenciamento de dados são os seguintes:

— Custo de operações, (controle de consumo de combustível por rota, frequência de manutenções) 

— Trechos perigosos (infraestrutura das ruas e estradas; locais com alta incidência de roubo) 

— Desempenho dos motoristas 

— Itinerários vantajosos. 

Tendo conhecimento dos benefícios do gerenciamento de dados para a área de transporte é válido contar com quem possui competência no assunto. Buscando agilizar seu serviço e ainda contar com tecnologias modernas e atuais do mercado.  

Por isso, conte com a Renaux Service e nossas soluções para garantir qualidade e eficiência no transporte dos seus produtos. Basta entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas. 

Voltar