Blog | Dia do Profissional de Recursos Humanos

03 de junho de 2021

No dia 3 de junho é comemorado em todo o globo o dia dos profissionais de recursos humanos(RH).  

São eles os responsáveis pelas atividades de fortalecimento da empresa através da construção da equipe. É também com a atuação desses colaboradores que a empresa expande a socialização entre seus funcionários, ou seja, a partir desse  trabalho é possível contar com uma equipe mais engajada e estruturada.

Por serem essenciais para qualquer empresa, dedicamos este post a entender mais sobre a área e o profissional de recursos humanos. Continue a leitura e confira as recomendações ao longo do texto.

A história por trás da data; 

Em 3 de junho de 1976 foi fundada a WFPMA (World Federtion of  People  Management Associations) que quer dizer Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas.

A criação da WFPMA foi pensada para contribuir com o crescimento e inovação no processo de gestão de pessoas em todo mundo. Consequentemente, a data também foi escolhida para celebração da atuação dos profissionais de Recursos humanos.

Logo no início do texto, foi mencionado brevemente, algumas das contribuições dos profissionais de RH. A seguir, discutiremos mais sobre elas, bem como o diferencial que os profissionais de recursos humanos oferecem nas empresas.

A importância do profissional de RH; 

Para construção da equipe certa é necessário recrutamento, seleção e análise. Afinal de contas é preciso estar cercado de bons profissionais para desenvolver a empresa ou instituição. 

São os profissionais de recursos humanos os responsáveis por identificar quais são os servidores hábeis, do mesmo modo que os talentos que aparecem. 

A seguir, recomendamos a leitura de dois outros posts que são dedicados a realização mais eficiente dessas atividades. 

Blog | Recrutamento e Seleção: dicas para melhorar o processo  | Recrutamento e Seleção: sua empresa tem apostado na metodologia adequada?  

Fazem parte, ainda, das responsabilidades do profissional de RH as seguintes atividades:

— Recrutamento e seleção (R&S); 

O diálogo sobre recrutamento e seleção não é novo aqui no site e você poderá conferir uma guia especial sobre o assunto a seguir. 

Adianto que essa atividade é essencial para garantir que os profissionais e seus feitos diários correspondam com as expectativas de crescimento das instituições. 

 

Blog | Guia R&S: Entenda a diferença entre recrutamento e seleção  

— Integração de novos funcionários; 

Para garantir uma melhor adaptação as funções, é preciso acompanhar e encaminhar o novo colaborador. 

É com a atuação do profissional de recursos humanos, se valendo da utilização de palestras, por exemplo, que essa integração ocorre de forma fluida, responsável e eficiente.

Promovendo maior desenvolvimento e comprometimento entre as pessoas no trabalho sem comprometer o tempo.

— Treinamento e desenvolvimento (T&D); 

Visando atingir a eficiência, é de responsabilidade do profissional de RH, executar treinamentos para os colaboradores.

Com essas ações, sejam elas online ou não,  torna-se  possível manter os funcionários sempre atualizados e capacitados para melhor realização das atividades. 

— Avaliação de performance e desenvolvimento;

A gestão de pessoas está ligada, efetivamente, ao progresso como profissional no trabalho. 

Para alcançar esse objetivo, é de responsabilidade do profissional de RH,  averiguar as melhores alternativas para se certificar  que os colaboradores estejam recebendo o direcionamento correto e atuando de forma condizente com o solicitado. 

Outras funções de responsabilidade da equipe do RH envolvem questões mais burocráticas como a contratação dos funcionários e a mediação do relacionamento entre empregadores e seus empregados. 

Em seguida você confere uma lista com as 4  principais características que os profissionais de recursos humanos precisam ter para realizar suas obrigações. 

Eles devem eles ser: 

1- Comunicativos; saibam se expressar corretamente e consigam transmitir as informações de forma coerente e eficaz. 

2- Coordenadores; o perfil do profissional precisa liderar os outros colaboradores de modo que todos entendam as suas funções, a importância que possuem na empresa e o resultado do seu trabalho. 

3- Bons administradores; é vital que a equipe de RH saiba administrar bem seu tempo e gerenciar as atividades de maneira eficiente. Por isso também é importante que este profissional esteja atento as inovações digitais que podem favorecer a área. 

4- Bons mediadores; com o dever de organizar e conduzir boas ações e convívio na empresa, é dever do RH lidar com muitas informações e diferentes ideias. Para que esse profissional consiga lidar com tudo isso, faz-se necessário empatia e flexibilidade. 

Sendo assim, diante de tantas responsabilidades e comprometimento com o trabalho, entende-se o profissional de recursos humanos como um dos pilares de uma empresa. 

E com grande admiração e reconhecimento que a equipe Renaux Service, parabeniza a conduta de seus profissionais de recursos humanos e deseja a tantos outros colaboradores da área um próspero 3 de junho! 

Voltar