Blog | Dia Mundial do Meio Ambiente

04 de junho de 2021

Em 5 de junho de 1972, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas(ONU) realizava a conferência sobre  “Meio ambiente humano”. O objetivo da conferência, que reunia grandes líderes mundiais, era discutir sobre a preservação de recursos naturais e conscientizar acerca da importância deste feito.

A conferência ficou mais conhecida como a “Conferência de Estocolmo” e daí em diante, a data de sua realização foi escolhida para celebrar o Dia Mundial Do Meio Ambiente, que continua a ser celebrado para promover reflexão e criticidade nos indivíduos em prol da conservação do meio ambiente.  

Sabendo que os recursos vivos do planeta são finitos, se faz necessário adotar medidas que promovam a redução de danos ao meio ambiente. Para garantir o equilíbrio e a existência dos humanos e da natureza. 

Desse modo, a alternativa encontrada envolve a prática da sustentabilidade. Ou seja, ao nivelar o gasto e uso no presente dos recursos naturais é possível assegurar para as gerações futuras meios de existir. 

Com o uso razoável e consciente que podemos almejar o futuro com desenvolvimento contínuo, sendo ele social, econômico, cultural, humano e principalmente natural. 

Mas como adotar medidas sustentáveis? 

A adoção de medidas sustentáveis auxilia o meio ambiente e também o desenvolvimento da empresa. Que passa a redirecionar melhor o uso de seus recursos, evitar desperdícios e otimizar sua performance.  

São muitas as práticas que podem ser adotadas visando a preservação do meio ambiente. Vamos tratar, agora,  das principais medidas a serem adotadas em uma empresa em relação à sustentabilidade.

— Extinção de plástico nas dependências da empresa, principalmente em áreas de consumo;

— Separação de materiais recicláveis; 

— Adoção de tecnologia e diminuição do uso de papéis; 

— Atuação de colaboradores que já administram medidas sustentáveis; 

— Investimento na causa da preservação em outros espaços. 

Tais medidas não podem ser implementadas de maneira apressada ou descuidada. O mais adequado, para executar essas e outras ações é traçar um  planejamento, que, precisa ser feito considerando todos os funcionário e toda escala de produção da empresa envolvida. 

Para realização do processo de planejamento, considere sempre o seu segmento e o impacto  positivo que suas ações desencadeiam para além das dependências da instituição. 

Sendo assim, incentive debates e organize palestras sobre a importância da preservação. Escute e dialogue com seus funcionários para adotar as medidas de forma prática e eficiente respeitando os princípios da sustentabilidade.  

Aliás, considere contar com colaboradores que adotam medidas sustentáveis para trocar saberes e obter excelência em sua atuação. Procure repensar suas estratégias de consumo e conte com a Renaux para o processo. 

Temos como compromisso a sustentabilidade econômica e socioambiental e nos empenhamos para garantir para nossos clientes, de forma planejada e estruturada o alcance de seus objetivos. 

É importante que a progressão do planeta seja levada a sério por todos.

A Renaux Service deseja, para  todos aqueles que se empenham e buscam promover medidas adequadas para preservação, um feliz dia Mundial do Meio Ambiente. 

Voltar