Blog | Dia do Porteiro

09 de junho de 2021

No dia 9 de junho celebramos o dia do porteiro, profissional responsável pelo controle de pessoas que adentram espaços públicos ou privados que possuem recepção e portaria.   

Conheça algumas outras funções exercidas pelos profissionais; 

— Recepcionar e orientar visitantes e hóspedes;

— Zelar pela guarda do patrimônio observando o comportamento e movimentação de pessoas para prevenir perdas, evitar incêndios, acidentes e outras anormalidades;

— Controlar o fluxo de pessoas e veículos, identificando-os e encaminhando-os aos locais desejados;

— Receber mercadorias, volumes diversos e correspondências; 

— Fazer manutenções simples nos locais de trabalho.

Todas essas atividades fazem parte da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e nos auxiliam a compreender o papel fundamental que tais profissionais possuem nas instituições. 

Essencialmente, quando notamos que eles representam, muitas vezes, o primeiro contato das pessoas com o estabelecimento. 

Aliás, são os porteiros que auxiliam as atividades dos síndicos em prédios residenciais e mais facilmente estabelecem laços com as pessoas que frequentam o espaço. 

Um fato curioso sobre a data é que em todos os estados do Brasil o dia 9 de junho é comemorado o dia do porteiro, com exceção do Rio de Janeiro. O estado possui a  Lei de número 8/1975 para comemorar a data no mesmo dia de São Pedro — Santo Católico conhecido como Guardião das Chaves do Céu —. 

Por essa razão, nos demais estados a data não é celebrada como feriado. Mas isso não impede o reconhecimento de profissionais tão essenciais quanto os porteiros. 

E com muito orgulho, a Renaux Service, parabeniza os porteiros que compõem o quadro de funcionários e os demais profissionais da área pelo Dia do Porteiro. 

 

 

 

 

Voltar