Blog | Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil

11 de junho de 2021

Em 2002 a Organização Internacional do Trabalho (OIT), instituiu o dia 12 de junho como Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data foi escolhida por coincidir com a apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Daí em diante, o dia funciona para motivar discussões e mobilizações contrárias ao trabalho infantil. Visando proteger o direito das crianças em ter uma infância saudável, com recreação, escola e desenvolvimento livre de exploração.

No Brasil, existe a Lei de número 11.542/2007 que estabelece o dia 12 de junho como dia Nacional do Combate ao trabalho infantil, promovendo campanhas articuladas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), conjuntamente com seus fóruns estaduais.

O símbolo que faz parte da campanha possui um significado especial que reforça a importância do lazer na vida das crianças. Através do cata-vento nas cores azul, vermelho, verde, amarelo e laranja, o objeto simboliza a liberdade e o  movimento, que precisam estar presentes na vida de toda criança e adolescente.

Sendo assim, a Renaux Service busca promover e fortalecer as reflexões sobre a importância no combate ao trabalho infantil; bem como defender o que é de direito de todas as crianças, a infância.

 

 

Voltar