Blog | Dia Nacional da Saúde

05 de agosto de 2021

No dia 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde. A data tem por objetivo promover a conscientização dos cidadãos brasileiros quanto à educação sanitária, fortalecendo práticas individuais e coletivas que proporcionem saúde aos indivíduos. 

A origem: 

A data, 05/08, foi instituída pela lei de número 5.352 de 8 de novembro de 1967 pelo antigo Ministério da Saúde e da Cultura para homenagear, também, o aniversário de Oswaldo Cruz. Ele foi  um dos principais responsáveis pela erradicação de epidemias (peste, febre-amarela e varíola) que acometeram o Brasil no final do século XIX e começo do século XX. 

Oswaldo Cruz foi também responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências. Promovendo mudanças na área da saúde e do sanitarismo. 

A proposta de dedicar um dia para promover reflexões, homenagens e educar a população sobre a importância de cuidar da sua saúde tem valor redobrado no período de pandemia que estamos vivendo. 

Leitura recomendada: Como proceder durante a pandemia em relação aos ambientes climatizados? | As melhores práticas para a Gestão de Facilities durante a pandemia  

Dessa forma a Renaux Service reitera a importância dos cuidados com a saúde de todos, que vão desde uma alimentação saudável, práticas esportivas e lazer. 

É evidente que diante da pandemia os indivíduos precisam adotar mais alguns critérios como uso de máscaras que vendem bem o rosto, evitar aglomerações e longa permanência em locais fechados, se possível. 

Juntos podemos promover soluções eficazes para superar a pandemia e aproveitar o Dia Nacional da Saúde! 

Voltar